16 dezembro 2008

A MAIOR CAMPANHA CIENTÍFICA PORTUGUESA DE SEMPRE NA ANTÁRCTIDA


Caixa e ProPolar apresentam Nova Geração de Cientistas Polares

A "Nova Geração de Cientistas Polares", financiada pela Caixa Geral de Depósitos, vai ser apresentada na próxima quarta-feira, 17 de Dezembro, na Fundação Caixa – Culturgest, em Lisboa, numa cerimónia pública do Programa Polar Português (ProPolar). No mesmo evento, será divulgada a maior campanha científica portuguesa que será levada a cabo na Antárctida, já a partir de Janeiro próximo, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES).

No total, a Caixa Geral de Depósitos, através do programa Caixa Carbono Zero, apoiará seis jovens investigadores, que serão integrados em grupos nacionais que fazem investigação na Antárctida.

Além da apresentação desta Nova Geração de Cientistas, o Comité Português para o Ano Polar Internacional irá efectuar uma apresentação das actividades e organização da maior campanha científica portuguesa na Antárctida, que contará com o envolvimento de várias universidades nacionais.

O Programa Polar, lançado em Dezembro de 2007, consiste num conjunto de medidas, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), que visam apoiar de forma estruturada o desenvolvimento da ciência polar nacional.

Para além de financiamento público, o ProPolar tem contado com importantes fontes de financiamento, nomeadamente com o apoio da Caixa através de programas de bolsas de investigação, do Programa Gulbenkian Ambiente, dos CTT e Agência Ciência Viva.

O evento terá lugar amanhã, dia 17 de Dezembro, pelas 15: 00 H na sala 2 da Fundação Caixa – Culturgest,
Toda a informação em
http://www.portalpolar.com/index.php?option=com_content&task=view&id=242&Itemid=1
contacto: comite.api@gmail.com

Sem comentários: