17 abril 2009

Ecolã, a empresa ecológica

A Ecolã é uma microempresa que transforma a lã em outros produtos, os quais são dirigidos ao público em geral. Esta empresa, formada no início do século XX, é de origem familiar e tem passado de geração em geração, sendo que agora se encontra nas mão

As lãs
Existem 3 diferentes cores de lã utilizadas aqui que são a branca, a castanha e a serrubeca, esta última de origem típica da Serra da Estrela. Os produtos desta empresa são feitos originalmente nestas cores. Contudo, e principalmente quando o cliente assim o pede, estas cores podem ser alteradas, ou através do uso de produtos químicos ou de produtos naturais (produtos esses provenientes de plantas). A cor lilás pode provir da urze e o amarelo e o verde podem vir das giestas.

O fabrico
Esta fábrica utiliza a manufactura como principal meio de produção, sendo as pessoas ajudadas por algumas máquinas para a produção dos produtos finais (ver caixa 1). Nesta fábrica são utilizadas lãs provenientes de rebanhos locais. Estas lãs antes de serem utilizadas, são lavadas e escolhidas, sendo que apenas 50% da lã comprada é aproveitada para as confecções. O restante é lã com gordura e sujidade que não dá para utilizar mesmo depois de todo este processo. Depois da selecção da lã e da sua lavagem, esta é fiada de modo a se organizarem fios para a próxima actividade: a tecelagem. Na tecelagem, com a ajuda de máquinas dos anos 40, 60 e 70, são feitos os tecidos através da junção dos diferentes fios. Posteriormente, estes tecidos são recortados e alinhavados formando-se o artigo final. A esse artigo final juntar-se-á, mais tarde, uma etiqueta, a qual será sempre colocada com agulha e linha, ou seja, pelas mãos humanas e não por nenhuma máquina de costura.

Produtos e vendas
De entre os produtos fabricados nesta empresa destacam-se os cachecóis, as écharpes, os casacos, os chinelos, os bonés, os gorros, as mantas e os cobertores. Tais produtos são vendidos no estrangeiro e em Portugal, sendo a percentagem de vendas de 50%/50%. Em Portugal, as vendas são essencialmente locais; para exportação, existem compradores na Alemanha, na Holanda e na Itália.
Um dos principais objectivos desta empresa é mostrar que os métodos tradicionais de fabrico e de transformação devem ser preservados e mantidos para não se virem a perder um dia. É por isso que mantêm as máquinas antigas e o trabalho manufacturado. É uma empresa que não visa crescer muito nem ser grande produtora, pois isso irá fazer com que os produtos percam qualidade se forem fabricados só por máquinas em produção em série. A Ecolã pretende também criar os seus próprios pontos de venda nas principais cidades do país.

JRA. Missão Estrela 2009.GrupoB

Sem comentários: