17 abril 2009

Parque Ecológico de Gouveia – a preocupação com o bem-estar animal

Em Gouveia, localiza-se o Parque Ecológico, propriedade do município de Gouveia, criado a 1 de Junho de 1999 . Neste parque que funciona na Quinta da Borrachota, é possível estudar, conhecer e até usufruir de um conjunto diversificado de biodiversidade autócne e não só.
Actualmente residem aqui de 82 animais de 16 diferentes espécies (entre as quais genetas, saca-rabos, pombos, rolas, faisões, javalis, veados, sikas, gamos, patos, cabras, ovelhas, burros etc.). Hoje em dia este funciona como local de preservação, recuperação e de criação de animais, preocupando-se fundamentalmente com o bem-estar animal e se possível a sua reabilitação, bem como a educação da população para a necessidade de preservar certas espécies.

Dentro da Quinta da Borrachota existem dois organismos diferenciados, que actualmente têm vindo a cooperar de uma forma pacífica e útil, que agrada ambas as partes, o Parque Ecológico e o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). O Parque Ecológico, assim como o CERVAS, têm constante ajuda pelo SEPNA (Serviço Especial de Protecção da Natureza), da GNR. Esta unidade está encarregue da maior parte do transporte, e captura de animais. Todos os dias este Parque, gerido por 6 pessoas, realiza esforços tremendos para proporcionar uma boa qualidade de vida para os animais que se encontram neste parque , por isso o objectivo prioritário para este recinto é melhorar as condições (ambientais, sensoriais, sociais, físicas, e alimentares) dos animais, que necessitam destes factores para poderem viver normalmente e se possível adequa-los à vida selvagem. Este mini jardim zoológico é considerado a "Escola para a vida", pois para além de dar a conhecer e permitir a observação das espécies nele residentes, prepara os animais recuperáveis para a sua reinserção na vida natural, e concede a estadia a alguns dos animais irrecuperáveis.

JRA. Missão Estrela 2009. Grupo C

Sem comentários: