17 abril 2009

Suzette e seus amigos

No passado dia 30 de Março, um grupo de JRA dirigiu-se ao canil da Quinta de São Fernando, com o objectivo de conhecer melhor esta raça (Serra da Estrela), com o apoio de Suzette Preiswerk da Mota Veiga.
Foi visitado o canil da Quinta de São Fernando que se localiza no concelho de Manteigas, no qual tivemos contacto directo com uma criadora de cães de raça Serra da Estrela, Suzette Preiswerk da Mota Veiga.A criadora permitiu o acesso às instalações, que facilitou o contacto com os animais, disponibilizou-se ainda para explicar a história e as características da raça bem como o seu modo de tratamento e os cuidados a ter na criação dos cães.

Suzette Preiswerk da Mota Veiga é de origem Suíça e emigrou para Portugal em 1975 a sua paixão por cães desde sempre existiu. Desde que chegou a Manteigas, que Suzette mantém contacto esta raça que era a usada pelos pastores para a execução do seu trabalho, o cão da Serra da Estrela. Daí desencadeou uma amizade e cumplicidade com os animais, que desde cedo adquiriu, e com este feito a ideia de criar uma das raças mais populares nesta localidade. A actividade de Suzette, teve um grande sucesso, pelo que se tornou uma criadora prestigiada.

O cão da Serra da Estrela é uma das raças mais antigas da península Ibérica, desde sempre foi utilizado para guardar o rebanho dos ataques de lobos e intrusos. Permanecia sempre com as ovelhas enquanto os pastores se afastavam, desenvolvendo assim um carácter independente criando assim a sua autodefesa e a protecção do seu rebanho.
O cão Serra da Estrela é uma raça autóctone desta região, que possui diversas características, entre as quais uma cabeça forte e alongada, boca bem rasgada, peito longo e bem descido, porte grande, cauda comprida, uma altura compreendida entre os 69 e os 74 cm, para além da existência de dois tipos de “Estrelas” com pêlo comprido e curto.

Missão Estrela 2009. JRA -Grupo C

1 comentário:

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

O Cão Serra da Estrela é lindooooo :)
Abraços
http://bloteigas.blogspot.com/