17 abril 2009

Turismo Rural atrai turistas à “Estrela”

A Casa Lagar da Alagoa, em funcionamento há três anos, contém dez quartos e duas suites, tem um aspecto muito familiar e dispõe aos hóspedes um descanso assegurado, pois apresenta uma paisagem extremamente relaxante, rodeada pelas montanhas verdejantes. Como esta casa está a ter sucesso, muitos hóspedes reservam logo a sua estadia para o ano seguinte, pois assim ficam com a reserva assegurada.

Este edifício foi um antigo lagar de azeite, que foi construído por volta de 1785 e foi desactivada em 1992. O gerente deste estabelecimento é o Sr. Joaquim Bento que, com a ajuda da sua mulher, reconstruiu este local para o funcionamento de uma casa de turismo rural. O hotel está situado junto ao Rio Zêzere e de uma praia fluvial. Aqui, todos os hóspedes têm a oportunidade de poder descobrir sítios novos através de passeios de todo o terreno ou pedestres ao encargo do Sr. Joaquim Bento, assim como tantas outras actividades.

Para o conhecimento desta casa, o gerente utiliza como publicidade a Internet, distribuição de panfletos e divulgação através de quem já esteve neste hotel. O dono desta casa rural está a encontrar um aumento significativo de turistas nacionais na serra. Apesar disso, existem ainda muitos obstáculos para o melhor aproveitamento turístico da Serra da Estrela, tais como a limpeza de caminhos pedestres na serra e a criação de mapas actualizados com tudo o que os turistas precisam de saber (os caminhos que não sejam só as estradas em alcatrão). Em comparação com os portugueses, os estrangeiros são muito mais respeitadores da Serra.

Os jovens portugueses começam a descobrir que a Serra da Estrela não é apenas um centro turístico devido às suas lindas paisagens e cobertura de neve no Verão, apresenta também uma vasta diversidade biológica. Com estas ideias inovadoras, podemos vir a ter um turismo sustentável, que nos permitirá a recepção de mais turistas e também de lucros para a região, assim como a aproximação dos cidadãos com a natureza.

JRA. Missão Estrela 2009. Grupo C

Sem comentários: