13 dezembro 2008

ESA e Poluição Troposférica




12 de Dezembro 2008
Uma experiência, efectuada num balão estratosférico flutuando a 35Km de altitude sobre a floresta Amazónica pretente validar um dos instrumentos que operam no satélite meteorológico MetOp que também foi utilizado como suporte para a preparação da candidatura da missão “Earth Explorer” TRAQ .

TRAQ ( composição Troposférica da Qualidade do Ar) é um dos seis candidatos à “Earth Explorer missions” que recentemente completaram os estudos de avaliação. O conceito desta missão irá ser apresentado na “User Consultation Meeting” em Janeiro de 2009. Três missões serão então seleccionadas para a fase de implementação. Se este projecto for seleccionado, conduzirá à selecção da sétima missão “Earth Explorer” da ESA ( Agencia Espacial Europeia).

Há medida que a população da Terra tem vindo a crescer, o planeta tem vindo a sofrer as consequências do inevitável crescimento das industrias, o que leva a um aumento quase exponencial da concentração de substancias químicas de origem antropogénica na atmosfera,. Tudo isto contribui para as alterações do clima a nível global. É evidente que estas alterações têm um impacto negativo ao nível da saúde humana bem como em todas as outras formas de vida existentes no nosso planeta.

Neste contexto, é necessário uma melhor compreensão dos processos físico-químicos complexos que ocorrem na parte mais baixa da atmosfera- a troposféra. É indispensável perceber como as concentrações de gases provenientes de aerossóis e de outras origens, tais como, monoxido de carbono, ozono, dioxido de azoto e metano afectam a qualidade do ar que respiramos.

Como resposta a estas questões, os objectivos dos candidatos à missão TRAQ são, seguir o rasto de gases e aerossóis na troposfera e melhorar o nosso conhecimento sobre a qualidade do ar. Para mais informações consultem a página da ESA:

http://www.esa.int/esaEO/SEMDDBSTGOF_planet_0.html

1 comentário:

Margarida Gomes disse...

Muito interessante Xana
Continua a participar