27 junho 2007

Portugal afasta-se de Quioto


Agência Europeia de Ambiente indicou que Portugal aumentou, entre 2004 e 2005, 1% das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, estando a afastar-se dos objectivos do Protocolo de Quioto.Os dados divulgados mostram que Portugal emitiu, naquele período, mais de 900 toneladas de CO2. Este aumento coloca o país no grupo dos que registaram subidas de emissões na Europa em vez de reduções, como a Itália, a Grécia, a Irlanda, a Áustria e a Espanha.

Segundo adianta a Renascença, Portugal e a Europa continuam longe dos objectivos de Quioto, sendo que o nosso país poderá aumentar as emissões até 27%. No entanto, a Agência Europeia de Ambiente indicam que essa quota já foi ultrapassada em 15,6%.Por sua vez, o Governo admite que, com a revisão anunciada na semana passada do Programa Nacional de Alterações Climáticas e a aprovação pela Comissão Europeia da segunda versão do Plano de Atribuição de Emissões, Lisboa possa derrapar apenas 2,5% no prazo previsto em Quioto, ou seja em 2010.Já Francisco Ferreira, da associação ambientalista Quercus, salienta que «os dados apresentados estão abaixo da realidade e o aumento, em 2005, foi de 18%, em relação a 1990».

O responsável adiantou que Portugal foi «o país da União Europeia que, entre 2004 e 2005, mais cresceu as suas emissões – cerca de 3,9%».De referir ainda que os 15 países europeus signatários do Protocolo de Quioto estão a reduzir lentamente as suas emissões, tendo diminuído 1,5% desde 1990, sendo que o objectivo é descer 8 pontos percentuais.

Sem comentários: